A Reabilitação da Escola

Escola D. Carlos Filipe Ximenes Belo
Foto 1 – Visível estado de degradação da Escola D. Carlos Filipe Ximenes Belo Autor: Fernando Carvalho

O edifício escolar do Reino de Kelicai é, presentemente, a Escola D. Carlos Filipe Ximenes Belo, edificada no antigo posto administrativo de Kelicai, município e distrito de Baucau – Timor-Leste.
A República Democrática de Timor-Leste, cuja independência foi reconhecida internacionalmente a 20 de Maio de 2002, enfrenta nos dias de hoje a ingente tarefa de reconstrução do país, destruído pelas tropas invasoras da Indonésia. As necessidades são tantas que o seu desenvolvimento é lento e difícil, com a agravante da inércia, lentidão, alheio e abandono dos governantes. Prevalece, no entanto, a vontade das populações que transforma o impossível numa realidade.
Entretanto, com algumas iniciativas, generosidade, sensibilidade e apoio de doadores internacionais, solicitamos auxílio para um dos sectores mais vulneráveis e urgentes – a educação.

Esta página tem a finalidade de apelar à generosidade de benfeitores e de tocar nos corações de todos os amigos de Timor-Leste para esta realidade e obra concreta: a reabilitação de um antigo edifício escolar, seriamente destruído (Foto 1) que, neste momento, está a ser utilizado por cerca de trezentas crianças e jovens, para ali aprenderem História, Língua Portuguesa e outros campos de Saber.
É um apelo urgente, pois desde 2014 que as aulas têm lugar em salas improvisadas, sem o mínimo de condições e de abrigo da chuva, do vento e do calor (Foto 2).
Ao Visitar recentemente este edifício, verificamos que o mesmo poderia ser reabilitado como centro escolar, com poucos custos, dando apoio às restantes escolas circundantes nos respectivos sucos/freguesias.
Deste modo, solicitamos encarecidamente apoio a sensíveis doadores, para a recuperação deste magnífico património em termos arquitectónicos e culturais

Escola D. Carlos Filipe Ximenes Belo
Foto 2 – Espaço utilizado como sala de aula, no qual se verifica a total carência de materiais de apoio às actividades lectivas Autor: Fernando Carvalho